PySymbian

1. Tela do emulador de Symbian S60

Hoje comecei a tentar avançar alguns níveis no desenvolvimento de programas para o sistema operacional Symbian escritos em Python. Estou quase conseguindo chegar onde eu queria inicialmente, mas antes de prosseguir eu vou registrar aqui os programas que eu usei. Esses registros tem dois objetivos: o primeiro seria servir como uma referência rápida para consultas futuras. E talvez servir como esclarecimento pra quem está tentando fazer o mesmo, mas não teve tanta sorte na jornada.

Programas instalados no celular

Nesse site aqui se encontra a maioria dos programas que eu tenho usado no meu Nokia 5233 até o momento. O essencial é instalar dois arquivos .sis no celular:

  1. Alguma versão do Python
  2. A versão correspondente do PythonScriptShell

Meu celular tem instalada a versão 1.9.7 de ambos, mas nesse site eu não consegui achar essa versão, mais recente é a 1.9.4. Como o meu Symbian é s60v5, os arquivos baixados no caso seriam:

  1. Python_1.9.4.sis
  2. PythonScriptShell_1.9.4_5thEd.sis

Depois basta copiar para o cartão de memória dar um duplo clique para instalar. Provavelmente na área “Aplicativos Instalados” vão aparecer duas cobrinhas da logo do Python. A partir daí existe a opção de rodar um script (que normalmente está em C:\data\python ou caminho parecido. É importante saber que o Python só vai rodar scripts nessa pasta padrão, então todos os arquivos .py escritos no computador devem ser transferidos para pasta.)

Programas instalados no computador

A princípio é vital a instalação de alguma versão do Python e para fins de desenvolvimento de applicativos pysymbian eu sugiro a instalação da versão 2.5.1. Eu estava usando a versão 2.7, mas tive problemas com um dos programas de maior importância na criação dos apps.
Uma observação importante é verificar se o interpretador de Python está corretamente endereçado. Para isso navegue para: Meu Computador → Botão Direito → Propriedades → Avançado → Variáveis de ambiente → Variáveis dos sistema → Path → Editar.
Nesse campo deve conter as pastas onde tanto Python quanto py2sis (a ser instalado) estão instalados.

Com o Python instalado eu baixei o emulador/SDK de Symbian nesse site aqui. Ele roda arquivos .sis e provavelmente .sisx, assim não há necessidade de ficar transferindo os arquivos para o celular toda hora.
Depois baixei os seguintes programas (nessa página):

  • OpenC_3rdEd_SDK.zip
  • Python_1.9.5_3rdFP1_SDK_with_OpenC.zip
  • Python_1.9.5_3rdFP2_SDK_with_OpenC.zip
  • PythonForS60_1.9.5_Setup.exe

Eu acredito que baixar apenas os arquivos em negrito basta. Baixei os quatro por precaução. Duas observações sobre essa etapa: 1) deveria surgir um arquivo chamado “PyS60 Application Packager” em algum lugar. 2) mova o diretório py2sis ( .zip> epoc32> tools> py2sis) para a pasta criada durante a instalação do “Python For S60” (aqui está em C:\Arquivos de programas\PythonForS60).
Estes dois detalhes são importantes para a conversão de arquivos .py para .sis.

Para testar a instalação Python do celular copie o script abaixo, salve com extensão .py e copie na pasta padrão do Python do celular. Então abra o app do Python e procure a opção “Run Script”.

import appuifw

data = appuifw.query(u"Digite uma palavra:", "text")
appuifw.note(u"A palavra digitada foi: " + data, "info")

Se tudo der certo vai aparecer um campo de texto e uma mensagem na tela com o texto digitado logo em seguida. Tive que mudar meu SDK para a versão 2nd para poder usar o py2sis. Tentei bastante, mas não consegui com a versão 3rd.

Um comentário sobre “PySymbian

Comentário:

